Estado foi cenário do atentado sofrido pelo ex-presidente
O governador Romeu Zema (Novo) irá conceder o título de cidadão mineiro ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na próxima segunda-feira (28), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A honraria foi concedida a Bolsonaro em 2019 por meio de um requerimento do deputado estadual Coronel Sandro (PL), mas a cerimônia da solenidade não havia sido marcada até esta semana.
Como justificativa, o parlamentar afirmou que o ex-presidente “renasceu” em Minas Gerais em 2018, após o episódio do atentado a faca durante campanha eleitoral.
“O presidente Bolsonaro mesmo diz que renasceu aqui, em Minas Gerais. Nada mais justo do que torná-lo oficialmente cidadão mineiro. Meu pedido de concessão do título de cidadania a Bolsonaro é de 2019 e foi concedido pelo governador Romeu Zema, que já confirmou presença nessa mais que merecida homenagem”, afirmou Sandro, em uma rede social.
Em 2022, durante a eleição, Bolsonaro recebeu apoio de Zema no segundo turno. O então presidente e candidato à reeleição conseguiu reduzir a diferença de votos para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação ao primeiro turno, mas perdeu a disputa por uma diferença de apenas 49 mil votos no estado.
Minas é o segundo maior colégio eleitoral do país.