YouTube retira do ar entrevista da médica Maria Emilia Gadelha ao programa Os Pingos nos Is

Sem explicar quais foram as violações, a plataforma justificou que o vídeo infringiu as políticas de segurança do site

O YouTube retirou do ar a entrevista concedida pela médica Maria Emilia Gadelha Serra ao programa Os Pingos nos Is, da rádio Jovem Pan, exibido na última quarta-feira, 1º de setembro. A médica protocolou na Procuradoria-Geral da República (PGR) um documento para barrar a obrigatoriedade do passaporte sanitário na capital paulista, em vigor desde o início deste mês.

De acordo com a plataforma, o conteúdo foi removido por supostamente violar as diretrizes da comunidade do site. Até o momento, no entanto, não foram explicadas quais regras foram infringidas pelos participantes do programa. Os internautas que tentam acessar a entrevista por meio de seu link original deparam-se com a seguinte mensagem: “Vídeo indisponível”. O material segue disponível apenas na live de Os Pingos nos Is.

Escalada da censura

Em 31 de agosto, o YouTube já havia apagado o canal do professor Hermes Rodrigues Nery, especialista em Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, após o docente publicar um vídeo em que critica a imposição estatal do passaporte sanitário.

No discurso, que pode ser visto no canal da Câmara dos Deputados, Nery argumenta que existem dúvidas científicas, políticas e sociais acerca da pandemia do novo coronavírus.

O YouTube alega que o canal do professor foi suspenso após três avisos de violação das políticas de segurança da plataforma, relacionadas a informações médicas consideradas incorretas. Contudo, não explicou quais seriam os dados considerados falaciosos.

Fonte: Revista Oeste

COMPARTILHAR