YouTube exclui vídeo em que Bolsonaro defende cloroquina

Plataforma anunciou mudanças na política de conteúdo

O YouTube decidiu remover vídeos do presidente Jair Bolsonaro em que o chefe do Executivo federal defende o uso de hidroxicloroquina e ivermectina no tratamento contra a Covid-19.

A remoção deste tipo de conteúdo faz parte da nova política da plataforma de vídeos, que decidiu não mais abrigar materiais que defendam tratamentos que não têm eficácia comprovada contra o vírus.

Na última sexta-feira (16), o YouTube informou que “canais que publicarem conteúdos que desrespeitem a regra terão o material removido”. A plataforma também informou que faria a exclusão de forma retroativa.

Há pelo menos três lives do presidente com conteúdo sobre tratamento precoce contra a Covid que ainda estão no ar. O YouTube disse que “diversos vídeos estão sendo revisados e podem ainda ser removidos”.

Segundo a política da plataforma, não é necessário que haja denúncias para que o vídeo seja analisado e removido. Propriedade do Google, o YouTube diz que possui “uma combinação de pessoas e tecnologia para sinalizar conteúdo impróprio e aplicar essas diretrizes”.

VEJA QUAIS CONTEÚDOS O YOUTUBE ESTÁ RETIRANDO DO AR

  • Conteúdo que recomenda o uso de ivermectina ou hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19;
  • Conteúdo que recomenda o uso de ivermectina ou hidroxicloroquina para prevenção da Covid-19;
  • Afirmações de que ivermectina ou hidroxicloroquina são tratamentos eficazes contra a Covid-19;
  • Alegações de que há um método de prevenção garantido contra a Covid-19;
  • Afirmações de que determinados remédios ou vacinas são uma cura garantida para a Covid-19.
  • Conteúdo que dissemine informações médicas incorretas que contrariem as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com informações do G1

COMPARTILHAR