X, antigo Twitter, passa a ser pago em dois países; entenda

A nova medida começou pela Nova Zelândia e Filipinas

Novos usuários do X, antigo Twitter, dos países Nova Zelândia e Filipinas terão que pagar 1 dólar (cerca de R$5,04) por ano para usar a plataforma. A nova medida anunciada pela rede social de Elon Musk passou a valer no dia 17 de outubro.

De acordo com o comunidade da empresa, a ideia é evitar atividades de robôs, os chamados bots, e garantir que pessoas reais utilizem o microblog.

“Em 17 de outubro de 2023, começamos a testar o ‘Not A Bot’, um novo método de assinatura para novos usuários em dois países [Nova Zelândia e Filipinas]. Este novo teste foi desenvolvido para reforçar nossos já significativos esforços para reduzir spam, manipulação de nossa plataforma e atividade de bots. Isso avaliará uma medida potencialmente poderosa para nos ajudar a combater bots e spammers no X, ao mesmo tempo que equilibra a acessibilidade da plataforma com o pequeno valor da taxa. Neste teste, os usuários existentes não são afetados”, diz a nota publicada no site do X.

A nova regra para esses países fará com que os usuários novos que não aceitem pagar a taxa anual, terão apenas a possibilidade de ler as postagens, sem poder curtir, comentar e nem mesmo fazer as suas próprias publicações.

“Este novo programa visa a defesa contra bots e spammers que tentam manipular a plataforma e atrapalhar a experiência de outros usuários X. Esperamos compartilhar mais sobre os resultados em breve”, reforça o comunicado.

Elon Musk reforçou a questão e disse que esta é “a única maneira” de combater as contas falsas sem bloquear os usuários reais.

“Isso não impedirá completamente os bots, mas será 1000 vezes mais difícil manipular a plataforma”, escreveu o bilionário.

COMPARTILHAR