O aplicativo de mensagens mais famoso do mundo terá uma nova função para os brasileiros em breve. O Banco Central (BC) autorizou os pagamentos de pessoas para lojistas (P2M) por meio do WhatsApp.
Há dois anos, a autoridade monetária havia liberado as transferências entre pessoas, mas a função não decolou, diante da forte concorrência do Pix. Agora, a expectativa do mercado é que a nova ferramenta comece a funcionar em abril e alavanque as transações comerciais por meio do aplicativo.
Com a medida, será possível pagar pela compra de um produto ou serviço por meio do WhatsApp.
O BC informou que decidiu pela “cessação completa das medidas coercitivas” aplicadas à Mastercard e à Visa para pagamentos pelo WhatsApp. Na prática, assim, a autoridade monetária concluiu a última etapa para que os clientes das bandeiras realizem compras pelo aplicativo.
“Dessa forma, não há mais impedimentos regulatórios para a realização de transações de compra com cartão de crédito, de débito e pré-pago por meio do WhatsApp”, informou o BC, em nota. “Essa nova funcionalidade se junta à realização de transferências de recursos entre usuários desse aplicativo, autorizada em março de 2021.”
WhatsApp comemora decisão
O chefe do aplicativo de mensagens na América Latina, Guilherme Horn, comemorou a liberação em suas redes sociais. “Hoje é um dia feliz aqui para nós: recebemos com satisfação a notícia da autorização para o lançamento de nosso serviço de pagamentos de pessoas para pequenas e médias empresas pelo Banco Central.”