Você acredita em pesquisa eleitoral? Segundo os ‘institutos’ e a mídia, Bolsonaro perdia para todos no segundo turno em 2018

Um ano antes da eleição de 2018, o cenário era de grande incerteza. Lula era o favorito, segundo as pesquisas

Faltando menos de um ano para as eleições de 2 outubro de 2022, pesquisas de diversos institutos mostram o mesmo cenário: o ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) – e ambos têm grande vantagem em relação aos demais pré-candidatos.

Há exatos quatro anos, por exemplo, levantamentos de intenção de voto em que Lula não era colocado como candidato – ele acabou não concorrendo em 2018 – davam a liderança para a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva (Rede). Ela terminou a disputa de 2018 em 8.º lugar.

Um ano antes da eleição de 2018, o cenário era de grande incerteza. Lula era o favorito, segundo as pesquisas. Mas havia sido condenado pelo então juiz da Lava Jato Sérgio Moro, em julho de 2017, no processo do triplex do Guarujá. E já havia a possibilidade de que viesse a ser condenado em segunda instância e, assim, se tornar inelegível – a condenação acabou ocorrendo em janeiro de 2018.

Por causa dessa incerteza sobra a candidatura de Lula, as pesquisas simulavam cenários com e sem o petista. Bolsonaro já mostrava que seria um candidato forte, ficando em geral na segunda posição, nessas duas circunstâncias, com intenções de voto que variavam entre 16% e 19%. Porém, em simulações de segundo turno, Bolsonaro perdia para todos os candidatos.

Números do Datafolha de um ano antes da eleição; e o resultado do 1.º turno

Levantamento do Datafolha divulgado em 29 de setembro de 2017, por exemplo, mostrava várias simulações com e sem Lula na disputa. Veja dois desses cenários (que incluem Chico Alencar como candidato do Psol; quem acabou concorrente pelo partido foi Guilherme Boulos). E, na sequência, confira como foi o resultado do primeiro turno de 2018:

Cenário com Lula para 2018

Lula (PT) 35%
Jair Bolsonaro (PSL) 17%
Marina Silva (Rede): 13%
Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
Ciro Gomes (PDT): 4%
Alvaro Dias (Podemos): 4%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Chico Alencar (Psol): 1%

Cenário sem Lula para 2018

Marina Silva (Rede): 22%
Jair Bolsonaro (PSL): 19%
Geraldo Alckmin (PSDB): 9%
Ciro Gomes (PDT): 9%
Alvaro Dias (Podemos): 5%
Fernando Haddad (PT): 3%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Chico Alencar (Psol): 2%
João Amoêdo (Novo): 1%

Resultado do primeiro turno de 2018

Jair Bolsonaro (PSL): 46,03 %
Fernando Haddad (PT): 29,28 %
Ciro Gomes (PDT): 12,47
Geraldo Alckmin (PSDB): 4,76%
João Amoêdo (Novo): 2,50%
Cabo Daciolo (Patriota): 1,26%
Henrique Meirelles (MDB): 1,20%
Marina Silva (Rede) 1%

O que as pesquisas de 2018 dizem sobre a eleição de 2022

As pesquisas de 2022 realizadas pelos institutos de pesquisa, mostram praticamente os mesmos resultados de 2018. Ou seja, esses ‘levantamentos’ mostram Bolsonaro perdendo para todos os candidatos no segundo turno, e ficando sempre em segundo lugar [atrás do Lula] no primeiro turno.

Aí eu faço a seguinte pergunta. Dá para acreditar realmente nessas pesquisas feitas pela velha mídia. A mesma mídia [imprensa comprada] que ataca e critica 24 horas por dia o presidente Jair Bolsonaro?

Por GLeyson Araújo | Portal Cidade News

COMPARTILHAR