Ela enalteceu postura democrática de Lula e apresentador reagiu com veemência
A jornalista Vera Magalhães, apresentadora do Roda Viva, da TV Cultura, usou seu Twitter nesta quinta-feira (6) para enaltecer a atitude do presidente Lula (PT) em reunir diversos jornalistas, de variados veículos de imprensa, para um café no Palácio do Planalto, nesta quinta. O evento marcou os 100 primeiros dias de governo petista.
Na sequência de publicações em sua rede social, Vera – que tem vasto histórico em defesa de Lula e das pautas de esquerda – mencionou a reunião com 39 profissionais de imprensa, “de veículos de diferentes tamanhos, regiões, características, mídias e posicionamentos editoriais”, sugerindo que o presidente convidou até os veículos de imprensa que não são simpáticos ao seu governo, na tentativa de compor uma figura de Chefe de Estado, democrático, um estadista.
“Ainda sobre o café da manhã de Lula com jornalistas: a entrevista reuniu 39 profissionais de veículos de diferentes tamanhos, regiões, características, mídias e posicionamentos editoriais. O presidente respondeu a 11 perguntas sobre diferentes temas por 1 hora e meia”, disse.
A jornalista também elogiou o presidente sobre aquilo que chamou de “disposição de prestar contas” e, em nenhum momento das três postagens em questão, a colunista do jornal O Globo teceu qualquer crítica às colocações de Lula durante o encontro, ofício natural de um jornalista que representa a população, em meio aos infortúnios econômicos deste governo.
“Há muitas análises possíveis sobre o governo, sobre o que Lula disse, sobre os programas em curso. Mas há que se louvar a disposição de prestar contas. E nada tem a ver com o fato de ter estado lá. Disse o mesmo em ocasiões em que não estive”, observou.
E engradeceu a iniciativa do Planalto em reconhecer o papel da imprensa na prestação de contas, sob o viés da democracia.
“E não se trata de deferência com a imprensa o estabelecimento dessas rotinas. Jornalistas e veículos são os mensageiros. A prestação de contas é à sociedade. Compreender o papel da imprensa é fundamental numa democracia”, concluiu.
PAVINATTO REAGE AOS POSTS DE VERA MAGALHÃES
“Foi tão democrático esse evento do Lula com a imprensa que a Jovem Pan News não foi chamada. Cadê a parte dos diferentes posicionamentos, Vera? Que fake news! Hoje são os vizinhos católicos… mas, você não é católica. Amanhã os judeus… mas você não é judia… O fim você já sabe”, criticou Pavinatto.