Medida faz parte de uma campanha para impedir o que a União Europeia chama de ‘propaganda’
O YouTube bloqueou nesta terça-feira, 1°, os canais de veículos de mídia controlados pela Rússia. A medida afeta imediatamente os canais Russia Today (RT) e Sputnik em toda a Europa, depois de pedidos da União Europeia (UE).
Na manhã de hoje, os canais da RT e do Sputnik do YouTube já estavam inacessíveis em vários países da UE, com o site exibindo a mensagem: “Este canal não está disponível em seu país”.
“Devido à guerra em curso na Ucrânia, estamos bloqueando os canais do YouTube conectados à RT e à Sputnik em toda a Europa, com efeito imediato”, informou o Google pelo Twitter.
“Levará tempo para que nossos sistemas implementem isso completamente. Nossas equipes continuam monitorando a situação 24 horas por dia para tomar medidas rápidas”, acrescentou a big tech.
A ação do YouTube segue medida semelhante adotada na segunda-feira 28 pela plataforma de postagem de vídeos TikTok, uma subsidiária da empresa chinesa ByteDance, e da Meta Platforms.
As paralisações seguem uma campanha coordenada nos últimos dias por autoridades europeias para cortar o que dizem ser propaganda da RT e do Sputnik. Autoridades da UE devem se reunir nesta terça em Bruxelas e proibir a transmissão da RT e do Sputnik na televisão.
Funcionários da Comissão Europeia, o braço executivo da UE, se reuniram com funcionários de tecnologia de várias empresas para pedir ações mais duras.
Os canais russos negam estarem fazendo propaganda para o Estado russo e disseram que as ameaças de bloqueio são injustificadas.