Volodymyr Zelensky contará com a ajuda de empresários ucrânios e britânicos para a reconstrução da aeronave
A Ucrânia planeja reconstruir o colossal avião de carga Mriya. A aeronave é um símbolo de orgulho para o país, destruído durante a invasão da Rússia, em 2022. As asas do avião ostentavam a altura de um prédio de seis andares.
Peça por peça, os ucranianos estão agora desmontando os destroços do gigantesco avião Mriya. A restauração do avião, cujo nome em ucraniano significa “O sonho”, já começou.
Com a guerra ainda em curso e o imenso trabalho de reconstrução da Ucrânia, onde milhares de casas, hospitais, escolas e pontes foram destruídos, a reconstrução do símbolo nacional parece uma perspectiva distante, mas é, em parte, uma inspiração.
“As pessoas deveriam ter esperança”, disse Vladyslav Valsyk, vice-diretor e engenheiro-chefe da estatal Antonov ao New York Times. “Eles precisam saber que este avião não está abandonado. Sim, há muito trabalho a fazer, mas estamos trabalhando.”
Já os críticos dizem que dedicar dinheiro e energia à reconstrução do avião não deveria ser uma prioridade, diante do momento que o país está passando.
Valery Romanenko, analista de aviação, disse à mídia ucraniana que Antonov deveria se concentrar apenas em “fazer algo urgente para as Forças Armadas” durante a guerra, como fabricar drones. “Simplesmente não há palavras”, disse ele, sobre o plano de construir um novo Mriya.
O presidente Volodymyr Zelensky anunciou que a Ucrânia reconstruiria o Mriya. Zelensky contará com o apoio dos empresários ucranianos e britânicos, entre eles um entusiasta da aviação, Richard Branson, que visitou os destroços e disse que ajudaria na restauração, quando chegasse a hora.