Twitter dará acesso à “caixa preta” para Elon Musk, diz jornal

Bilionário solicitou dados, sob ameaça de desistir da compra da big tech

O CEO da Tesla, Elon Musk, finalmente deverá ter acesso a dados internos sobre spam e contas falsas do Twitter. Isto é o que informa uma reportagem do jornal The Washington Post.

De acordo com o veículo, Musk acessará a “mangueira de incêndio” completa do Twitter, como é chamado internamente um fluxo de dados de mais de 500 milhões de tuítes publicados todos os dias.

O bilionário havia registrado o requerimento na Securities and Exchange Comission (SEC), incluindo uma ameaça de desistir da compra da empresa, pela qual ele ofertou o valor de US$ 44 bilhões (R$ 215 bilhões).

Ainda segundo o The Washington Post, a big tech poderá fornecer os dados a Musk ainda nesta semana.

“Atualmente, cerca de duas dezenas de empresas pagam pelo acesso ao “tesouro”, que é não apenas um registro em tempo real de tuítes, mas os dispositivos de onde eles tuítam, bem como informações sobre as contas que tuítam”, diz a reportagem, com informações de uma fonte anônima da empresa.

Musk acredita que pelo menos 20% dos 229 milhões de usuários do Twitter são spam ou contas falsas. O empresário vem afirmando que o Twitter resiste a passar a informação e que isso constitui uma “clara ruptura substancial” das obrigações da empresa.

“Neste momento, Musk acredita que o Twitter está se recusando de forma transparente a cumprir suas obrigações sob o acordo de fusão, o que está causando mais suspeitas de que a empresa está retendo os dados solicitados devido à preocupação com o que a própria análise que Musk irá descobrir desses dados”, disseram os advogados do bilionário, na última segunda-feira (6).

COMPARTILHAR