Campanha alegou que petista foi ofendido pelos apresentadores do programa Os Pingos nos Is
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu nesta quinta-feira, 27, direito de resposta ao candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na Jovem Pan. O direito de resposta foi concedido pela ministra Maria Isabel Gallotti, relatora do caso, e precisa ser feito dentro do programa Os Pingos nos Is, da rádio Jovem Pan.
De acordo com a decisão, o direito de resposta precisa ser cumprido em até dois dias, “mediante o emprego do mesmo impulsionamento de conteúdo eventualmente contratado, no mesmo veículo, espaço, local, horário, página eletrônica, tamanho caracteres e outros”. O pedido de resposta foi feito com base em um programa que foi ao ar em 13 de outubro.
Na ocasião, de acordo com a campanha de Lula, o programa trouxe ofensas ao candidato Lula (PT). Entre as falas destacadas pela defesa do petista estão trechos em que os apresentadores chamam Lula de “ladrão” e “criminoso”, que tem “relação com bandidos” e o PCC.
As declarações foram feitas pelos comentaristas do programa Augusto Nunes, Ana Paula Henkel e Guilherme Fiuza. De acordo com a campanha, eles também afirmaram, na ocasião, que a emissora era vítima de cerceamento da liberdade de imprensa.
Jovem Pan suspendeu Augusto Nunes
Nesta semana, o comentarista Augusto Nunes, foi afastado do programa Os Pingos nos Is, da Rádio Jovem Pan, até o fim das eleições. A decisão foi tomada depois de o jornalista dizer, durante programa exibido na segunda-feira 24, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é “ladrão”, “amigo de ditador”, “ex-presidiário” e “descondenado”.
Depois da exibição do programa, o vídeo foi retirado do YouTube. O conteúdo voltou ao ar sem o trecho em que Nunes faz suas considerações sobre Lula.
“Autorizado pelo vídeo em que o TSE negou a existência de censura da Jovem Pan, resgatei no programa de ontem quatro expressões proibidas: ladrão, ex-presidiário, descondenado e amigo de ditadores”, diz o jornalista. “Hoje, pressionado pelo TSE e por Lula, a direção de jornalismo da Jovem Pan dispensou-me dos Pingos até segunda que vem. Continuarei dizendo o que penso na Revista Oeste.”