Após o aeroporto de Cabul ser palco de cenas de caos na última segunda-feira, 16, em que seis pessoas morreram após a tentativa de fuga em massa da população local do Afeganistão, as tropas dos Estados Unidos assumiram, nesta terça-feira, 17, o controle total do aeroporto.
Um funcionário da companhia aérea afegã Kam Air explicou que “A multidão foi expulsa à noite e levada para fora do aeroporto de Cabul, e agora a situação está calma e sob controle” diz. Em um aparente pacto de não agressão, os talibãs fazem a proteção das imediações das instalações do local, para reforçar a segurança.
Novas medidas
Os Estados Unidos assumiu o controle de tráfego aéreo do aeroporto e retomou os voos militares usados para repatriar os cidadãos do país, funcionários do corpo diplomático e milhares de afegãos que trabalharam com suas forças durante os 20 anos de guerra contra os insurgentes e após um confronto com os militares americanos, os talibãs se retiraram das imediações da área do terminal militar do aeroporto, com os rebeldes ficando apenas nos arredores do terminal civil.
Além disso, os rebeldes fazem a segurança das ruas que cercam as instalações, sem, até o momento, interromper o tráfego de veículos ou interrogar os passageiros. Também já se sabe que os rebeldes estão revistando automóveis, embora não façam perguntas aos ocupantes dos carros.
O rápido avanço do grupo, que conseguiu tomar a capital afegã no último domingo, 15, interrompeu os planos em andamento das missões internacionais de retirar cidadãos dos respectivos países, fazendo com que grande número de pessoas, afegãs ou estrangeiras, ficassem a espera de embarcar para fora do Afeganistão.