O mandado de prisão foi expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF
O ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres está preso no 4º Batalhão de Polícia Militar, no Guará, região distante aproximadamente 15 quilômetros do centro de Brasília.
Torres chegou ao Brasil pelo Aeroporto Internacional de Brasília, por volta das 7h20 deste sábado (14). O ex-ministro foi então levado para a PF (Polícia Federal) e a prisão foi realizada.
Torres estava de férias em Miami, nos EUA, e prometeu retornar ao Brasil. Sua chegada ao país era esperada para quarta-feira (11). Porém, segundo o ex-ministro, falhas nos aeroportos dos EUA causaram o atraso.
Na sexta-feira (13), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, chegou a dizer que daria início a um processo de extradição de Torres caso ele não retornasse ao Brasil até a próxima segunda-feira (16).
O ex-secretário do DF é acusado de omissão em relação aos atos e às invasões às sedes dos Três Poderes da República em Brasília. O mandado de prisão foi expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), na terça-feira (10), e ratificado pelo colegiado no dia seguinte.