Governo norte-americano acredita que software pode ser utilizado como ferramenta de espionagem
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse, no comitê da Câmara dos Representantes, que o TikTok, aplicativo de origem chinesa, é uma ameaça à segurança nacional norte-americana e que precisa acabar, de uma forma ou de outra. A declaração de Blinken foi dada na quinta-feira 23.
O congressista republicano Ken Buck questionou Blinken sobre a segurança dos EUA em relação ao TikTok, e o secretário afirmou que acredita que o aplicativo chinês tem potencial de gerar problemas para a segurança do país.
Quando perguntado se o aplicativo deveria ser banido no país, o secretário respondeu que precisa acabar, de uma forma ou de outra, e que há diferentes maneiras de fazer isso. “Nós, a gestão, e outros estamos enfrentando o desafio que o TikTok representa e tomando medidas de abordagem.”
Essa afirmação foi feita no mesmo dia em que o diretor executivo do TikTok, Shou Zi Chew, pediu, em outra audiência no Congresso dos EUA, para que o aplicativo não seja vetado no país.
Os EUA já acusaram a China de utilizar o TikTok como uma ferramenta de espionagem, que ameaça a segurança nacional, e proibiram o download do aplicativo em smartphones do governo. O Congresso Norte-Americano debate projetos de lei para proibi-lo em nível nacional.
Shou Zi Chew ainda ressaltou que a empresa é independente e não compartilha dados com o governo chinês.
Contudo, ele disse estar ciente de que o fato de a empresa matriz, ByteDance, ter fundadores chineses levantou suspeitas sobre se a sua plataforma poderia ser utilizada ou se tornar uma ferramenta da China ou do Partido Comunista.