‘Assumindo quem destruiu a economia?’ – Supremo foi importante para solucionar pandemia, diz Gilmar

Ministro disse que o STF foi importante quando o “governo federal se empenhava em não permitir o isolamento social”

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira (6) que não vê conflito entre Poderes com a postura recente da Suprema Corte. Em entrevista ao programa Esta Manhã, da TV Cultura, o ministro também defendeu a atitude do Supremo durante a pandemia de Covid-19 e afirmou que a Corte foi importante para solucionar a crise sanitária.

“Nestes últimos dois, três anos, vamos ver que o Tribunal foi um importante instrumento para solucionar essa grave crise de saúde. Quando o governo federal se empenhava em não permitir o isolamento social e medidas restritivas para evitar a contaminação, foi o STF que afirmou como legítimas as medidas tomadas por estados e municípios”, disse.

Urnas eletrônicas

Mendes também foi questionado sobre a possibilidade de fraudes eleitorais e das críticas que o modelo atual de urnas eletrônicas recebe do presidente Jair Bolsonaro e de seus apoiadores. Ao falar sobre o tema, o integrante da Suprema Corte disse que qualquer dúvida sobre as urnas “não tem um fundo mínimo de veracidade”.

“As urnas eletrônicas baniram o mapismo, a tentativa de manipulação na contabilidade de votos. Há todo um procedimento, que é bastante severo, e que, pasmem, às vezes nem desperta tanto interesse dos partidos políticos, que consideram o sistema seguro”, completou.

COMPARTILHAR