STF: Moraes prorroga inquérito contra André Fernandes

Ministro prorrogou investigação por mais 60 dias

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estendeu por mais 60 dias a investigação que mira o deputado André Fernandes (PL-CE) sob a acusação de que ele teria incitado os atos de 8 de janeiro em Brasília. O magistrado ressaltou a necessidade de prosseguimento do inquérito e a existência de diligências em andamento.

A apuração foi aberta a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) com base em publicações que, segundo o órgão, estimularam as depredações das dependências do STF, Planalto e Congresso.

O deputado é um dos três parlamentares na mira das investigações sobre os atos. Além dele, as deputadas Clarissa Tércio (PP-PE) e Silvia Waiãpi (PL-AP) também são alvo de investigação. Ao todo, as apurações já resultaram em 1.390 denúncias apresentadas ao Supremo Tribunal Federal.

A PGR finalizou as denúncias relativas aos presos na Praça dos Três Poderes – considerados executores dos atos – e aos detidos no dia 9 de janeiro, no acampamento em frente ao QG do Exército em Brasília – classificados como incitadores.

O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da PGR, diz que agora os procuradores vão se dedicar à identificação dos financiadores e à apuração sobre a omissão de agentes públicos no dia dos ataques.

COMPARTILHAR