Projeto inclui revista em quadrinhos, vídeos animados e tirinhas para redes sociais
O Supremo Tribunal Federal (STF) e os Estúdios Maurício de Sousa lançaram, nesta quarta-feira (16), a campanha Turma da Mônica e o Poder Judiciário. O objetivo é explicar a crianças e suas famílias a estrutura Judiciária, os direitos individuais e promover o combate a desinformação. O projeto conta com revista em quadrinhos impressa e digital, quatro vídeos animados e 16 tirinhas para redes sociais.
A cerimônia de lançamento ocorreu na Primeira Turma da Corte, com a presença do presidente do STF, ministro Luiz Fux. Na ocasião, ele disse esperar que o material alcance muitas crianças e defendeu que esse tipo de ensinamento deve ser feito já no ensino fundamental.
O material produzido será distribuído às secretarias municipais de ensino para que as escolas trabalhem o conteúdo durante o ano letivo.
“A união desses esforços se faz necessária em razão do contexto em que vivemos, com posições extremadas de pessoas que, ao contrário de exercerem a liberdade de expressão e a crítica construtiva, infelizmente vêm atentando contra a credibilidade das instituições da Justiça, em especial da Suprema Corte”, declarou Fux, segundo informações do portal G1.
Fundador da Turma da Mônica, o cartunista Maurício de Sousa discursou no evento por meio de videoconferência. Ele disse que todo o projeto foi feito com “muito carinho e responsabilidade” para ajudar a construir “uma sociedade mais justa e fraterna”.
“Informar de um jeito simples ajuda que se tenha cidadãos cientes de seus direitos fundamentais”, assinalou.
O projeto foi produzido também em parceira com a Ajufe (Associação dos Juízes Federais), AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho).