STF: André Mendonça tem apoio de ao menos um terço do Senado

Levantamento aponta que nomeação do AGU ao STF possui no mínimo 28 votos favoráveis e 4 contrários

Indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo presidente Jair Bolsonaro, o advogado-geral da União, André Mendonça, já conquistou o apoio de ao menos um terço do Senado, segundo aponta um levantamento feito pelo portal UOL entre os parlamentares.

A indicação de Mendonça passará pelo crivo dos senadores em agosto, após o recesso parlamentar. Para a aprovação, são necessários 41 votos favoráveis entre os 81 congressistas. Antes da votação, a indicação deverá passar ainda por uma sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

A pesquisa do portal UOL conseguiu ouvir 60 dos senadores que participarão da votação. Entre eles, 28 declaram que pretendem aprovar a nomeação de Mendonça, 4 planejam rejeitá-la, 13 afirmaram estar indecisos e 15 optaram por não antecipar o voto.

Os votos favoráveis vieram de 11 partidos: Cidadania, DEM, MDB, PL, Podemos, PP, PROS, PSD, PSDB, PSL e Republicanos. Todas as negativas vieram do PT, com exceção do senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), que garantiu que votará “100% não”. “Depois de instalado o maior “toma lá dá cá” dos últimos governos, qualquer um pode ser ministro do STF”, declarou.

Mendonça, porém, conta com a aceitação não apenas de parlamentares governistas, mas também de senadores que fazem oposição ao governo Bolsonaro. “Ele tem um bom currículo jurídico e aporta qualidade ao Supremo. A sua condição de estar no péssimo governo Bolsonaro não lhe retira a capacidade técnica”, disse a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

O AGU veio articulando seu apoio por meio de visitas a gabinetes de parlamentares, antes mesmo de ser oficializada a indicação do seu nome à vaga deixada por Marco Aurélio de Mello, ministro aposentado do STF. Segundo o UOL, vários senadores afirmam ter ficado com “boa impressão” acerca de Mendonça após conhecê-lo pessoalmente.

Até o momento, o PT é o único partido abertamente contrário à nomeação do AGU. A sigla possui uma bancada de seis senadores. A última vez em que o Senado rejeitou uma indicação do presidente da República ao STF foi há 127 anos.

COMPARTILHAR