A startup Relativity Space anunciou a ampliação de sua estrutura de impressão 3D de foguetes Terran, confirmando a aquisição de um terreno de quase 93 mil metros quadrados (m²) para ampliar a sua linha de produção. O local fica no Centro Comercial Goodman, em Long Beach, Califórnia.
A empresa – que participa de uma rodada de investimentos recentemente anunciada, na casa dos US$ 650 milhões (pouco mais de R$ 3,3 bilhões) – confirmou que o local servia como linha de fabricação de aviões militares produzidos pela Boeing: o último avião C-17 foi produzido lá em 2015. Agora, a área vai englobar um distrito comercial próprio ao lado do aeroporto de Long Beach.
A Relativity Space tornou-se conhecida no ramo das empresas de produção espacial pela linha de foguetes espaciais Terran 1, feitos por meio de impressão 3D por meio dos aparelhos conhecidos como “Stargate Printers” (“impressoras”, em inglês). Na nova estrutura, além de ampliar a produção deste foguete, a linha reutilizável “Terran R”, recentemente anunciada, também será fabricada.
A ideia da empresa é a ser “a disruptora” do processo de fabricação de foguetes, que normalmente exigem custos altíssimos e o uso de partes não reutilizáveis. Recentemente, a Relativity Space fechou contrato com a Força Aérea norte-americana para uso de uma nova base de lançamento, em Vandenberg, sul da Califórnia.