Sobre Fundo da Amazônia: “A gente não tem que ser mendigo”

Hamilton Mourão deu declarações às vésperas da Cúpula do Clima

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou, nesta segunda-feira (19), que o Brasil “não pode ser mendigo” em relação à participação do país na Cúpula do Clima, que acontecerá na próxima quinta-feira (22).

– A tendência sempre é essa. A gente não tem que ser mendigo nisso aí. Vamos colocar a coisa muito clara: nós temos as nossas responsabilidades. O Brasil é responsável só por 3% das emissões [de gases poluentes]; desses 3%, 40% é o desmatamento, ou seja, 1,2% do que se emite no mundo é responsabilidade do desmatamento nosso aqui – disse o general, que também é presidente do Conselho da Amazônia Legal.

Mourão também defendeu que o Brasil “não queima petróleo e carvão como os demais países queimam”. De acordo com ele, o país tem uma matriz energética que é limpa e renovável, garantindo lugar na mesa de conversas sobre mudança no clima.

Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro enviou uma carta à Casa Branca firmando compromissos de acabar com o desmatamento ilegal até 2030 e de reduzir gradativamente as emissões de gases de efeito estufa.

COMPARTILHAR