Só um ministro do STF ficou calado em encontro com Lula

Ministros participaram de reunião com o petista na última quarta-feira

Durante a reunião realizada na última quarta-feira (9) entre 10 dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apenas um integrante da Suprema Corte ficou quieto durante toda a conversa: André Mendonça. O único ausente foi Luís Roberto Barroso, que viajou ao Egito para a COP27.

De acordo com a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, Mendonça, assim como os colegas, cumprimentou Lula quando chegou à sala da reunião, mas não teceu comentário algum durante a conversa, postura bem diferente em relação aos colegas de Corte. Apesar disso, a recepção que Mendonça deu ao petista foi descrita como “cordial”.

Ao lado do ministro Nunes Marques, Mendonça foi um dos indicados ao Supremo pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Marques, inclusive, sinalizou aos colegas que considerou a visita de Lula à Suprema Corte uma atitude “diferenciada” e que chamou a atenção “positivamente”.

Durante a reunião, de acordo com a colunista, o petista afirmou que pretende fazer “muita política” e deixar que as discussões fiquem no Congresso. Lula também teria sinalizado que buscará não envolver a Corte em temas que são responsabilidade de outros poderes e que será criterioso na escolha dos novos ministros do Supremo.

O petista estava acompanhado do ex-ministro Aloizio Mercadante, da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), do advogado Cristiano Zanin e do governador e senador eleito Flávio Dino (PSB-MA).

COMPARTILHAR