“Sinto o peso da História”, diz Rei em primeira fala ao Parlamento

Charles III prometeu reinar de forma “abnegada” como a rainha Elizabeth II

Charles III afirmou, nesta segunda-feira (12), no primeiro discurso como monarca no Parlamento do Reino Unido, que reinará de forma “abnegada”, como fez a mãe, Elizabeth II, e com respeito “aos princípios constitucionais”.

O rei relembrou o legado da rainha, que morreu na última quinta (8), aos 96 anos, em resposta às mensagens de condolências que foram transmitidas pela Câmara dos Lordes (alta), John McFall; e dos Comuns (baixa), Lindsay Hoyle.

Ambos exaltaram o trabalho de “liderança e serviço” de Elizabeth II e prometeram lealdade ao novo soberano, expressando confiança de que ele reinará com base no princípio constitucional de uma monarquia parlamentarista.

“Estando aqui, diante de vocês hoje, não posso deixar de sentir o peso da História que nos cerca e nos lembra das tradições parlamentárias cruciais a que os membros de ambas as câmaras se dedicam com tanto compromisso pessoal”, disse Charles III, que se sentou no trono ao lado da rainha consorte Camilla.

Elizabeth II foi “um padrão para todos os príncipes vivos”, afirmou o rei, citando William Shakespeare na peça Henrique VIII.

A rainha “se comprometeu a servir seu país, a seu povo e a manter os preciosos princípios do governo constitucional que constituem o coração da nossa nação”, disse.

“Deu um exemplo de dever abnegado que, com a ajuda de Deus e os conselhos de vocês, estou determinado a seguir fielmente”, completou o rei.

Após a visita ao Parlamento, Charles III, acompanhado de Camilla, viajou de avião para Edimburgo, na Escócia, onde passou em revista a Guarda de Honra na residência real de Holyrood, antes de participar de uma cerimônia na catedral de St. Giles, em memória da rainha, cujo corpo foi levado em procissão.

Fonte: EFE

COMPARTILHAR