Sigla CPX é usada como sinônimo de comparsa de crime, revelam acórdãos

Termo é abreviação de ‘complexo’ e também é utilizado entre bandidos como ‘cupincha’

Durante caminhada no Complexo do Alemão, na quarta-feira 12, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou um boné estampado com as letras “CPX”. Nas redes sociais, os internautas lançaram diversas teorias sobre o termo.

Alguns disseram que a sigla é uma abreviação de “complexo”, como são chamados os conjuntos de favelas cariocas. Outros afirmaram que o acrônimo se refere à “cupincha” e é utilizado por criminosos.

As duas versões estão corretas, apesar de setores da imprensa terem qualificado como “mentirosos” aqueles que disseram que “CPX” é usado como pronome de tratamento por bandidos.

Flávio Bolsonaro questiona boné usado por Lula no Rio de Janeiro

O “CPX”, entendido como abreviação para “complexo”, refere-se de fato aos conjuntos das favelas cariocas. O termo é usado pelos moradores locais, pela polícia e pelo governo. A sigla aparece na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2023 do Estado do Rio de Janeiro.

A sigla também é usada entre os bandidos, segundo acórdãos aos quais a reportagem teve acesso. Um documento do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), por exemplo, mostra que “CPX” significa “cupincha”, ou seja, indivíduo com quem se tem amizade, companheirismo, camaradagem.

Fonte; Revista Oeste

COMPARTILHAR