Senador pede a saída de Renan Calheiros da relatoria da CPI

O senador Marcos do Val (Podemos – ES), durante a abertura da CPI da Covid nesta terça-feira (18), sugeriu que a relatoria da comissão fosse trocada de comando. Atualmente ela pertence ao senador Renan Calheiros.

Uma das propostas do parlamentar foi para que Randolfe Rodrigues e Renan Calheiros mudassem de funções. Rodrigues é vice-presidente da CPI.

Para argumentar pela troca, o Marcos do Val alegou que os convidados a falar na Comissão estão “intimidados”, visto que estão recorrendo ao Supremo Tribunal Federal para assegurar o direito ao silêncio durante os depoimentos.

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello conseguiu uma decisão favorável na Suprema Corte, e a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Mayra Pinheiro, aguarda semelhante decisão do STF.

Bolsonaro detona Randolf e Renan

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, proferiu duras críticas em direção ao senador Randolfe Rodrigues – parlamentar de oposição ao governo – durante uma live realizada em sua página oficial no Facebook.

Na ocasião, o Chefe de Estado ainda disparou contra o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito, Renan Calheiros, ao falar sobre a CPI.

“Se eles queriam se blindar, blindar parente, para que fazer a CPI? Olha a cara de pau daquele ‘fala fino’, o senador DPVAT. Fala fino. Para apurar omissões do presidente Jair Bolsonaro. Isso não é fato definido em CPI. Foi acrescido no objeto da CPI e o Renan se nega. Renan disse que não é objetivo da CPI apurar desvios de recursos. É lógico, não é, Renan? Tem 17 processos no STF, imagine mais um. Se bem que, para quem já tem 17…, isso é um deboche”.

COMPARTILHAR