Senador diz que, um dia antes, Dino e Lula foram informados sobre atos

Marcos do Val enviou ofício questionando ministro da Justiça sobre medidas adotadas para evitar invasões

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) afirmou, nesta segunda-feira (9), que o ministro da Justiça, Flávio Dino, teria sido informado sobre os atos que aconteceram em Brasília, no último domingo (8), um dia antes deles efetivamente acontecerem. Segundo o congressista, o ministro também viu a mobilização iniciar sem tomar qualquer providência.

“Ministro da Justiça foi informado dos ataques, um dia antes. No momento que iniciou, ele foi até a janela do ministério, olhou e não tomou nenhuma providência. Já comecei [a] encontrar provas [de] que o presidente Lula também teve conhecimento do que iria acontecer e não fez nada”, escreveu o senador no Twitter.

Por causa dessa informação, o senador enviou um ofício ao ministro requerendo explicações sobre quais teriam sido as medidas adotadas após o Ministério da Justiça e Segurança Pública tomar conhecimento dos alertas a respeito do risco iminente de ataques aos prédios localizados na Praça dos Três Poderes.

No ofício, o senador indagou Flávio Dino sobre quais teriam sido os órgãos do Ministério da Justiça que foram acionados “para estruturar uma resposta mais efetiva” aos atos realizados em Brasília e para promover uma ação coordenada entre as forças de segurança.

Além disso, o parlamentar questionou o ministro sobre quais ações teriam sido adotadas pela pasta em conjunto com o Ministério da Defesa, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal para prevenir e conter as ações que resultaram em danos aos prédios públicos.

COMPARTILHAR