Sebastião Melo derrota Maria do Rosário em Porto Alegre

Mesmo com apoio de Lula a candidata do PT não conseguiu conquistar a cadeira

O prefeito de Porto Alegre (RS) Sebastião Melo (MDB) foi reeleito neste domingo (27) com 61,53% após disputa contra a deputada federal Maria do Rosário (PT), que conseguiu 38,47% dos votos.

Mesmo com a participação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em inserções esporádicas em peças televisivas durante a campanha, a ex-ministra do PT não conseguiu votos suficientes para trocar o Poder Legislativo pelo Executivo.

A vitória do atual prefeito já era dada como certa nas pesquisas divulgadas às vésperas do pleito que indicavam vantagem ampla de Sebastião Melo que teve apoio de Jair Bolsonaro (PL), mas preferiu não expô-lo na campanha. Sua vice, a tenente-coronel Betina Worm (PL), é representante do grupo do ex-presidente, mas teve pouca participação na campanha.

A estratégia é a mesma utilizada pelo prefeito em 2020, quando foi eleito ao cargo pela primeira vez. Ele justifica o afastamento da imagem de Bolsonaro e da agenda de costumes, cara aos adeptos da direita, pela ampla coligação partidária que carrega. Neste ano, teve apoio de oito legendas.

COMPARTILHAR