Na manhã desta sexta-feira (26), uma informação explodiu em Brasília, o ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro para concorrer ao governo de São Paulo pelo PL.
E afirmo com tranquilidade que Tarcísio será o próximo governador de São Paulo.
Claro que o currículo desse Capitão-engenheiro do Exército Brasileiro e seu espetacular desempenho como ministro – abrindo ferrovias, privatizando ativos e revitalizando ferrovias – pesa positivamente.
Mas, faço essa afirmação baseado em viagens por todas as regiões do estado. Nunca senti o eleitorado paulista tão decepcionado, se sentindo traído como agora em relação ao ‘governador remoto’ João Doria.
No interior de SP, onde a eleição foi decidida em 2018, a maioria dos eleitores votou em Doria sem conhecê-lo. Apostando apenas no fato dele ser o ‘candidato do Bolsonaro’ e vê-lo trair o presidente logo no início do governo, antes da pandemia ou de qualquer problema, calou muito fundo na alma paulista – agora o povo bandeirante não quer apenas votar, ele quer dar uma lição naquele que o enganou com tamanha desfaçatez.
E a melhor forma de fazê-lo é eleger Tarcísio governador.