Saiba quem é o advogado de réu do 8/1 que irritou Moraes

Hery Kattwinkel já foi vereador e é suplente de deputado estadual em São Paulo

O advogado Hery Kattwinkel, 37 anos, esteve, nesta quinta-feira (14), no Supremo Tribunal Federal (STF) para defender seu cliente, Thiago de Assis Mathar, condenado por participar dos atos de 8 de janeiro.

Em sua fala, o profissional de Direito irritou o ministro Alexandre de Moraes por dizer que ele não agia no processo como julgador, mas sim como acusador. O advogado também afirmou que o magistrado demonstrava “um misto de raiva com rancor contra patriotas”.

Kattwinkel ainda confundiu um trecho do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, com O Príncipe, de Maquiavel, no que foi corrigido, com ironia, pelo ministro.

Em suas redes sociais, o advogado se apresenta como ex-vereador da cidade de Votuporanga, interior de São Paulo. Ele exerceu o cargo entre os anos de 2017 e 2020. Além disso, é suplente de deputado estadual.

Nas eleições de 2022, Kattwinkel, cujo nome de urna era Dr Hery, teve 11.171 votos. Filiado ao Solidariedade, o advogado foi expulso do partido por causa de sua atuação no STF.

Em nota, o partido disse que Kattwinkel protagonizou “um grotesco espetáculo de ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal, verbalizando e endossando o discurso de ódio, não raro permeado de fake news, que contaminou parte da sociedade brasileira”.

Moraes critica e debocha de advogado de réu do 8 de janeiro: “Discursinho para redes sociais. É patético e medíocre” (veja o vídeo)

COMPARTILHAR