Saiba como mudar o nome do titular da conta de luz

A Equatorial Energia Pará explica o que precisa ser feito quando um novo inquilino chega em uma casa ou apartamento para que a conta de luz seja transferida para o seu nome

Toda vez que alguém aluga um imóvel, a conta de energia elétrica deve ser transferida para o nome do novo locatário ou morador. Sendo assim, entenda como fazer essa troca de titularidade e evitar dor de cabeça na hora de pagar a fatura. É possível mudar o nome do titular da conta direto no site da distribuidora de energia.

A empresa orienta que nos casos de compra ou aluguel de algum imóvel, é necessário solicitar a troca de titularidade o quanto antes para evitar qualquer problema. Com a troca de nome, o cliente garante o direito de ser cobrado pelo consumo apenas a partir do dia em que comprou ou alugou o imóvel. Portanto, não pode ser responsabilizado por débitos ou irregularidades na medição anterior à mudança.

O procedimento oferece ao titular maior segurança e agilidade na solicitação de serviços, como por exemplo, a consulta de débitos, que só pode ser feita pelo responsável do imóvel. Sem contar que o cliente pode ter também um comprovante de residência no seu nome, documento que é comumente solicitado por diversos órgãos, como os bancos, por exemplo.

Hoje, o cliente da Equatorial Energia Pará pode solicitar a troca de titularidade de duas formas: pessoalmente nas agências de atendimento ou pelo site: www.equatorialenergia.com.br, clicando em “trocar a titularidade” e seguindo o passo a passo disponível.

Nas duas maneiras, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Contrato de compra e venda ou de locação autenticado em cartório;
  • Identidade e CPF.

No caso de pessoa jurídica, é necessário apresentar também o CNPJ, contrato social e documento com foto de um dos sócios. A troca também pode ser feita por um representante legal mediante procuração autenticada.

Em situações em que o cliente tenha vendido o imóvel ou disponibilizado para alugar, é importante solicitar o desligamento da unidade, para desvincular a conta do nome e não acumular débitos de forma desnecessária. O novo morador deverá solicitar uma reativação com troca de titularidade, e mudará para o imóvel já com a conta de luz no seu nome.

Por Ana Carolina Maia

COMPARTILHAR