Rússia diz que EUA financiaram pesquisa sobre armas biológicas na Ucrânia

Acusações foram feitas nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (10), o Ministério da Defesa da Rússia acusou os Estados Unidos de terem financiado um programa de armas biológicas na Ucrânia. O governo da Rússia disse ter encontrado evidências em laboratórios ucranianos.

Durante uma coletiva de imprensa, o porta-voz da pasta, Igor Konashenkov, falou sobre o objetivo das pesquisas biológicas.

“O objetivo destas pesquisas biológicas financiadas pelo Pentágono na Ucrânia era criar um mecanismo para a disseminação secreta de patógenos mortais”, declarou.

O porta-voz afirmou ainda que Moscou recuperou “documentos enviados por funcionários de laboratórios ucranianos”.

Ele citou um “projeto americano para a transferência de patógenos por pássaros selvagens migratórias entre Ucrânia e Rússia e outros países vizinhos”.

Segundo Konashenkov, os Estados Unidos pretendiam “realizar trabalhos sobre patógenos de pássaros, morcegos e répteis na Ucrânia em 2022”, assim como a “possibilidade de propagação da peste suína africana e do antraz”.

“Nos laboratórios estabelecidos e financiados na Ucrânia, esses documentos mostram que foram feitos experimentos com amostras de coronavírus de morcego”, disse o porta-voz.

Além dele, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, falou de “fatos absolutamente escandalosos sobre o que o Pentágono faz nos laboratórios biológicos criados com seu dinheiro”. Ele acusou Washington de usar “o território ucraniano para realizar experimentos com agentes patógenos que podem ser usados para criar armas biológicas”.

As declarações de Lavrov foram dadas nesta quinta, na Turquia, onde ele se reuniu com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba.

Com informações da AFP

COMPARTILHAR