Rússia anuncia tomada de Kherson; Ucrânia nega

Cidade fica a 570 quilômetros da capital Kiev

O governo da Rússa informou nesta quarta-feira, 2, que tomou Kherson. A cidade ucraniana fica a 570 quilômetros da capital Kiev. “Divisões das Forças Armadas assumiram o controle total do centro regional de Kherson”, afirmou o porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov, em um pronunciamento.

“As negociações continuam com o comando russo e a administração local para resolver questões relacionadas à operação das instalações de infraestrutura social, bem como para garantir a ordem e a segurança da população”, disse Konashenkov. O conflito entre a Ucrânia e a Rússia chegou ao sétimo dia.

Apesar do anúncio, o prefeito de Kherson, Igor Kolykhayev, negou a afirmação do porta-voz russo e disse que o local ainda sob controle ucraniano. Segundo ele, militares russos fecham o cerco sobre o local. Atualmente, Kherson tem aproximadamente 200 mil habitantes e é uma cidade portuária.

Kharkiv na mira da Rússia

A segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, voltou a ser bombardeada pela artilharia russa na madrugada de hoje. De acordo com o prefeito de Kharkiv, Oleg Synegubov, os bombardeios russos mataram pelo menos 21 pessoas e feriram mais de 100 nas últimas 24 horas.

Outro bombardeio com mortes confirmadas atingiu a cidade Zhytomyr, a 144 km da capital. Quatro pessoas foram a óbito (entre elas, uma criança) depois de uma área residencial ser atingida por um míssil de cruzeiro, que aparentemente era direcionado a uma base aérea próxima.

As cidades Kiev, Chernihiv, Sumy, Pyryatyn, Myrhorod e Dnipro estão em alerta máximo.

COMPARTILHAR