Restauro da estátua de Borba Gato em São Paulo será pago por empresário

Nesta segunda-feira, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que a estátua a Borba Gato será restaurada, com os custos pagos por um empresário de identidade não divulgada. O monumento foi incendiado no último sábado, 24, por um grupo de aproximadamente 20 pessoas que criticavam o momumento por homenagear um bandeirante que “caçava” indígenas.

No sábado, um grupo de extremistas de esquerda ateou fogo a pneus dispostos na base da estátua, localizada no distrito de Santo Amaro, na zona sul paulistana e o motorista de caminhão que teria transportado os pneus até o local foi detido no domingo, 25. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que “As investigações seguem para identificar e responsabilizar os demais envolvidos no caso”, informou.

Em entrevista, o prefeito disse que “Classificamos como lamentável e um ato de vandalismo. Não é fazendo um ato de vandalismo que vai poder discutir questões, mesmo que sejam dívidas do passado”, disse Nunes a jornalistas em agenda pública nesta segunda. “É preciso ter bastante tranquilidade, respeitar a democracia, (ter) tolerância.”

Análise

Uma técnica do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), acompanhou a limpeza da obra, que embora queimada, segue de pé. Ainda nesta semana, uma avaliação detalhada será realizada por um especialista. A partir do resultado, será possível avaliar o custo e a duração do restauro. “Só não vou dizer aqui quem é (o empresário que pagará pela restauração) para não fazer propaganda da pessoa”, acrescentou o prefeito.

Em nota, a gestão municipal informou ainda que será reforçada a segurança no entorno do monumento, que está isolado pro fitas. “A GCM (Guarda Civil Municipal) informa que irá aumentar o número de rondas pela praça Augusto Tortorelo de Araújo”, apontou.

Com informações da IstoÉ

COMPARTILHAR