Republicanos pode perder ‘figurões’ ao entrar no 1° escalão do governo Lula

Partido precisa ‘costurar’ com maestria a nova aliança política

Prestes a ganhar um ministério no governo Lula, o Republicanos pode perder grandes nomes se não souber “costurar” com maestria a nova aliança política. No pacote de malefícios, pode estar a saída de grandes nomes, como: os senadores Hamilton Mourão (RS) e Cleitinho (MG) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Oficialmente, até o momento, nenhum dos três deu sinais de saída da legenda. Contudo, nos bastidores, o clima de insatisfação tomou conta do trio. Mourão aguarda os desdobramentos da aliança Republicanos e governo para decidir seu rumo partidário.

Cleitinho já dá sinais há alguns meses de vontade de sair do partido e pode enxergar nessa ação da legenda a possibilidade de oficializar a própria saída do Republicanos.

Tarcísio se reúne neste fim de semana com o presidente da legenda, deputado Marcos Pereira (SP). Na pauta da conversa, está a adesão do partido ao governo Lula.

Na contramão dos demais, a senadora Damares (DF) afirmou que não pretende sair do Republicanos, pois Pereira garantiu que “o partido não entrará de forma oficial no governo”.

Ao todo, a sigla tem quatro cadeiras no Senado. Caso dois parlamentares troquem de partido, a legenda perderia a sala da liderança e, principalmente, a força na Casa Alta.

COMPARTILHAR