Renault 4 completa 60 anos e vira carro voador que chega a 90 km/h

O modelo mantém a carroceria praticamente original, com necessárias alterações para a nova propulsão e iluminação, como LEDs

Um dos carros franceses mais icônicos da história, o Renault 4 comemora 60 anos em 2021. Para celebrar, a marca uniu forças com o centro de design The Arsenale. Juntas, as empresas reinventaram o clássico, que acabou virando um carro voador.

Saem as quatro rodas e entram quatro hélices. O pequeno Renault 4 foi transformado em um E-VTOL, se tornando, em teoria, no primeiro carro voador francês.

A carroceria manteve o desenho clássico, mas com alterações considerando os novos conceitos como empuxo ou levantamento. Outros detalhes também foram modificados para serem trazidos à modernidade, como LEDs em lanternas e faróis. Praticamente todo o veículo é feito de fibra de carbono, com alguns suportes em alumínio.

O funcionamento do Air4 Concepta, como foi batizado, é semelhante ao de um drone. No lugar do antigo motor a combustão, o carro voador é movido por uma bateria de polímeros de lítio, que permite uma velocidade máxima horizontal de até 90 km/h com inclinação de 45º a 70º. No pouso, o veículo atinge velocidade de 10,8 km/h.

 Para entrar, esqueça as portas. Toda a parte traseira da carroceria se levanta para ter acesso à cabine – Divulgação/Renault

Cada uma das hélices gera um empuxo vertical de 95 kg, totalizando 380 kg. O resultado, segundo a empresa, é uma razão de subida de 50 km/h, mas que está limitada a 14 km/h por razões de segurança. A Renault afirma que o Air4 pode chegar a uma altitude de até 700m.

Um marco na história da Renault, o 4L vendeu mais de oito milhões de unidades ao redor do mundo em mais de 30 anos de produção. O Air4 é uma releitura, que imagina o modelo em um futuro não tão distante.

“Depois de uma celebração que durou um ano, queríamos criar algo não convencional para fechar o 60º aniversário do R4. Esta colaboração com a Arsenale foi um ajuste natural. O show car voador Air4 é algo nunca visto e uma indicação de como esse ícone poderia ser em outros 60 anos”, explica Arnaud Belloni, chefe de marketing da Renault.

Todo o projeto foi desenvolvido no sul da França, no Sophie Antipolis, primeiro parque tecnológico da Europa e um dos mais reconhecidos do mundo. Segundo a Arsenale, todo o projeto, que levaria cerca de dois anos para ser finalizado, foi concluído em menos de 6 meses. O Air4 ficará em exibição no showroom da Renault em Paris.

Fonte: Quatro Rodas

COMPARTILHAR