Remédio para pressão alta será recolhido por risco de câncer

A farmacêutica Sanofi Medley anunciou o recolhimento voluntário do remédio

A hipertensão é uma condição crônica caracterizada pelo aumento da pressão arterial. Com isso, o coração faz maior esforço para distribuir o sangue pelo corpo, o que pode trazer graves consequências a saúde.

A farmacêutica Sanofi Medley anunciou o recolhimento voluntário do remédio Losartana. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9). O medicamento é um dos mais usados no tratamento de pressão alta.

Segundo a Medley, a retirada do medicamento é uma “medida de precaução devido à presença de impurezas mutagênicas nos produtos”, ou seja, substâncias químicas que podem causar alterações no DNA de uma célula.

“Essas mutações podem aumentar o risco de câncer em longo prazo, mas o risco específico dessa impureza causar câncer em humanos é atualmente desconhecido”, publicou a empresa na nota.

Procure um médico

Faz uso deste medicamento? A farmacêutica orientou aos pacientes que conversem com seu médico antes de interromper o uso do remédio, já que a falta do tratamento pode trazer graves consequências para os hipertensos.

Os remédios recolhidos serão: Valtrian® HCT (losartana potássica + hidroclorotiazida) 50mg + 12,5mg; Valtrian® 50mg; 100mg (losartana potássica) comprimidos.

O consumidor não terá que pagar nada pelo recolhimento. Quem tiver um destes remédios deve ligar para o SAC da Medley 0800-703-0014 (segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00), para agendar a coleta do medicamento.

Fonte: Diário Online (DOL)

COMPARTILHAR