Putin diz querer ‘destruir’ Forças ucranianas ‘parcialmente’

Líder russo também negou que a operação militar russa na Ucrânia esteja com problemas

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou, neste sábado (5), que seu objetivo no conflito contra a Ucrânia envolve “destruir parcialmente” as Forças Armadas ucranianas. A fala foi dada em um encontro com funcionárias da estatal aérea russa Aeroflot. No encontro, Putin também negou que a operação na Ucrânia esteja com problemas.

“Eu ouvi muitas pessoas falarem que a operação estava com problemas. Isso não é verdade”, disse.

O líder russo também voltou a dizer que as sanções ocidentais contra seu país são equiparáveis a uma escalada militar e afirmou que elas são “uma ameaça para todos”.

“As sanções que estão sendo impostas são semelhante a uma declaração de guerra, mas graças a Deus não chegamos a isso”, disse.

Putin ainda fez seu primeiro comentário sobre a negativa da Otan em tentar estabelecer uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia, pedido do governo de Volodymyr Zelensky. Em sua declaração, Putin disse que a medida seria catastrófica e afirmou que a escolha do Ocidente foi “o caminho mais acertado”.

“Isso [zona de exclusão aérea] teria consequências catastróficas para a Europa, e o Ocidente entendeu isso. Acho que foi o caminho mais acertado”, completou.

COMPARTILHAR