Putin comenta atentado contra primeiro-ministro eslovaco

“Crime horrível”, disse presidente russo

Nesta quarta-feira (15), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, classificou como “crime horrível” o ataque perpetrado contra o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, hospitalizado com ferimentos de bala.

“Este é um crime horrível que não pode ter qualquer justificativa”, disse Putin.

A declaração consta em um telegrama enviado à presidente eslovaca, Zuzana Caputova.

Putin, que esteve pela última vez com o premiê em 2016, em Moscou, destacou que Fico é “uma pessoa corajosa e um homem com uma forte personalidade”.

“Confio que estas qualidades lhe permitirão ultrapassar esta difícil situação”, afirmou.

Ele pediu que a presidente transmitisse a Fico “as mais sinceras palavras de apoio e também votos de uma recuperação rápida e completa”.

Fico ficou gravemente ferido quando foi baleado quatro ou cinco vezes hoje, depois de participar de uma reunião do Conselho de Ministros em Handlova, cidade do centro do país.

Primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico

No final da reunião, o primeiro-ministro foi cumprimentar as pessoas e o agressor, que estava entre elas, “disparou repentinamente”, segundo uma testemunha.

O autor dos disparos, um homem de 71 anos, foi preso pela polícia no local do ataque.

Desde que regressou ao poder, Fico tem criticado as sanções europeias contra a Rússia pela sua campanha militar na Ucrânia, mas o Kremlin nega que o primeiro-ministro eslovaco seja um político pró-Rússia.

Fonte: EFE

COMPARTILHAR