‘Em direção ao fracasso’ – PSDB anuncia apoio à candidatura de Simone Tebet à Presidência

O acordo foi firmado nesta quarta-feira, 8. O senador Tasso Jereissati será o vice da chapa

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) pretende anunciar na quinta-feira 9 o apoio à candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) à Presidência da República. O acordo foi firmado nesta quarta-feira, 8. O senador Tasso Jereissati (PSDB) será o vice da chapa.

Com o acerto, três partidos — MDB, PSDB e Cidadania — entram na campanha. Essas siglas querem representar a chamada “terceira via”, que tem o objetivo de quebrar a “polarização” entre as candidaturas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em contrapartida ao apoio a Simone Tebet, a cúpula do PSDB exige que o MDB apoie candidaturas tucanas aos governos de ao menos três Estados: Rio Grande do Sul, Pernambuco e Mato Grosso do Sul.

O principal entrave ocorre na disputa pelo governo gaúcho, em que Eduardo Leite (PSDB) renunciou ao cargo no fim de março para viabilizar sua candidatura à Presidência. Ele recuou depois de ser pressionado por grupos ligados a João Doria (PSDB), ex-governador de São Paulo.

A ideia é que o deputado estadual Gabriel Souza (MDB) seja candidato a vice de Leite. O MDB ainda oficializou o apoio ao ex-governador do Rio Grande do Sul, mas importantes líderes do partido, como o ex-senador José Fogaça e o ex-governador Germano Rigotto, se mostram favoráveis ao acordo.

Apesar de ter conquistado a preferência do PSDB, Simone Tabet não tem apoio unânime do MDB. Uma ala do partido, especialmente no Nordeste, quer apoiar Lula. Outra ala, concentrada no Sul, prefere Bolsonaro.

Fonte: Revista Oeste

COMPARTILHAR