Ministro do STF condenou o crescimento do “populismo de extrema-direita” em todo o mundo
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, condenou o crescimento do que chamou de “populismo de extrema-direita em todo o mundo”. Segundo o magistrado, o movimento representa uma ameaça à democracia, atacando-a por dentro, de forma indireta, como ocorre em um golpe de Estado.
A análise política do membro do Judiciário ocorreu no dia 16 deste mês, durante evento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – Corte que ele preside – que abordou o tema “democracia defensiva”.
A temerária colocação do ministro foi alvo de ironia do procurador de Justiça do Rio de Janeiro, Marcelo Rocha Monteiro, que fez uma publicação em suas redes sociais associando a declaração de Moraes a uma fala descabida do ministro do STF, Luís Roberto Barroso, que afirmou: “Nós derrotamos o bolsonarismo!”.
Em sarcástica postagem na rede social X, antigo Twitter, no dia 17 deste mês, Marcelo Rocha Monteiro sinalizou para a incoerência de ministros ao se posicionarem politicamente e, pior, assumindo um lado na polarizada política brasileira.
“E atenção: dos mesmos produtores de “Nós Derrotamos o Bolsonarismo!”, vem aí: “Combateremos a extrema-direita!”. Mesmo elenco, mesmo diretor! Mais um sucesso garantido dos estúdios da “Juiz Imparcial Filmes S.A.” – uma empresa sempre ativa, nunca inerte!”, debochou o procurador.