Apoio do governador do Estado, Romeu Zema, foi considerado fundamental pelos chefes dos municípios
Prefeitos de cidades mineiras onde Lula ganhou acreditam na virada do presidente Jair Bolsonaro no Estado. É o caso de Maria Cecília (PSD), de Vargem Alegre, a pouco mais de 300 quilômetros de Belo Horizonte.
Segundo a prefeita, a maioria da população de seu município escolheu Lula porque o petista vendeu soluções fáceis para problemas complexos. “São pessoas simples”, disse Maria Cecília. “Lula veio com um discurso apelativo, prometendo picanha. Um absurdo. Mas o presidente Bolsonaro tem propostas concretas e reais. Com isso, acho possível virar os votos.”
A prefeita de Santa Bárbara do Leste, Wilma Pereira (PP), vê o apoio do governador Romeu Zema (Novo) como a chave para Bolsonaro conseguir superar Lula no Estado. “O governador fez uma boa gestão e as pessoas vão enxergar isso”, afirmou. “A vantagem de Lula, no meu município, deu-se por causa da abstenção. Contudo, vejo mais engajamento agora por uma posição mais definida, por mais segurança e pelas famílias.”
“Dá para ver nas ruas que as pessoas estão mais conscientes sobre a importância do segundo turno, que vai ser entre um projeto para o Brasil e o outro que vai prejudicá-lo”, observou o prefeito de Frei Lagonegro, Geraldo da Silva (PRTB), onde Lula também venceu. “Com o apoio de Zema, vai melhorar bastante.”
Para o prefeito de São Pedro do Suaçuí, Euzébio Teixeira (Avante), tanto em seu município, como no Estado, Lula venceu porque não havia um apoio explícito de Zema e porque os candidatos estavam preocupados em eleger deputados. “Agora, como estamos mais tranquilos, vamos poder focar na campanha do presidente”, disse. “Faremos mais campanha para Bolsonaro. Nossa região é muito esquecida, e esperamos que o presidente, reeleito, possa nos ajudar também.”
“Faltou esclarecimento da população”, observou o prefeito de Heliodora, Alex Lima (Podemos). “A virada de votos vai ocorrer.”
Mais de 600 chefes municipais participaram de um evento com Bolsonaro e Zema em Belo Horizonte. No local, eles apresentaram uma série de demandas para apoio do presidente.