A Porsche divulgou imagens oficiais do interior do conceito Vision Renndienst, uma van que parece mais uma “Kombi” misturada com elementos de ônibus espacial. As primeiras fotos do carro pelo lado de fora foram apresentadas no final do ano passado e gerou bastante curiosidade.
Um dos principais diferenciais quando comparado a outros modelos é o fato deste conceito ter uma posição central para guiar. Ou seja, os motoristas ficam bem no meio do veículo, ao invés de ficar de um lado ou de outro do veículo. A cabine conta ainda com uma série de atrativos tecnológicos.
Dentre as novidades, algo que acaba se destacando é um para-brisa curvo. Além disso, o modelo conceito conta ainda com duas telas para os passageiros da segunda fila de bancos e um grande painel de instrumentos digitais que é destinado a exibir as informações para o motorista.
A ideia do modelo é oferecer realmente um sistema autônomo. Para aproveitar este recurso, o banco do motorista pode virar para trás, permitindo que o condutor participe de uma área comum junto com os demais ocupantes do veículo.
É claro que este é um recurso muito focado no conceito, pois a legislação atual ainda exige que os motoristas fiquem sempre em posição de condutor quando os carros estão utilizando o sistema de condução autônoma.
“Nós pensamos em como poderíamos ainda dar um toque distinto de Porsche a um local de passageiros, tão distante do interior de um carro esportivo clássico. E como a direção autônoma poderia ser projetada”, disse o designer-chefe, Michael Mauer.
“Não presumimos que nossos clientes queiram desistir de usar um volante. Quando quero dirigir, quero mais a sensação de cockpit do que de qualquer outra coisa. Assim, quando não estiver dirigindo, o banco do motorista pode ser girado em 180 graus, se voltando para os outros passageiros. Trabalhamos na materialização dessas ideias básicas por cerca de um ano.”
Por enquanto, ainda não existe previsão para que este modelo conceito se torne um carro de produção.