Agentes deram início a ação do governo do Estado para “retomada do território”, depois de 14 anos da criação das UPPs
A comunidade do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, está sendo ocupada por agentes de segurança nesta quarta-feira, 19. A ação é denominada pelo governo do Estado de “retomada de território”.
Segundo a Polícia Militar, comunidades do entorno, como Manguinhos, Bandeira II e Conjunto Morar Carioca, também são ocupadas por cerca de 1,2 mil agentes.
“Damos início a um grande processo de transformação das comunidades do Estado do Rio. As operações de hoje são apenas o começo dessa mudança que vai muito além da segurança”, escreveu o governador Cláudio Castro (PL) nas redes sociais.
O projeto “Cidade Integrada” tem o objetivo de fazer uma ocupação social de comunidades da cidade, em uma espécie de reformulação do programa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), criado em 2008.
A operação na comunidade do Jacarezinho prevê patrulhamento, investigações para desestruturar organizações criminosas e intervenções sociais. Esse modelo seria aplicado em mais cinco comunidades do Rio de Janeiro.