O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, assinou um ofício suspendendo por três meses oito deputados que, em comissões da Câmara, votaram a favor da reestruturação ministerial do governo Lula (PT).
Os parlamentares punidos foram: Detinha (MA), Bacelar (BA), Josimar Maranhãozinho (MA), Junior Lourenço (MA), Junior Mano (CE), Matheus Noronha (CE), Pastor Gil (MA) e Vinicius Gurgel (AP). No mesmo dia, o PL decidiu expulsar o deputado Yury do Paredão (CE), após ele posar ao lado de Lula e fazer o “L”.
Os outros sete, além da suspensão, também ficarão impedidos de participar das comissões e não poderão ser indicados como suplentes ou titulares de outras comissões até o final da punição. As informações são do O Globo.
A decisão irá afetar pelo menos quatro comissões onde eles atuam. Além disso, os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Apostas Esportivas, onde Yuri atua, e da CPI das Americanas, onde Bacelar atua, serão impactadas.
Ao julgá-los por infidelidade partidária, o PL levou em consideração outros momentos em que os nove deputados, incluindo Yuri, votaram a favor do governo, como foi o caso da reforma tributária. Bacelar, por exemplo, tem acompanhado o governo em quase todas as votações importantes.