Agência de Segurança do país pediu mudança na forma de controle da fadiga dos tripulantes
Um piloto e seu colega copiloto da companhia aérea Batik Air dormiram simultaneamente por meia hora durante um voo. O avião partiu de Sulawesi, no norte da Indonésia, e tinha como destino a capital Jacarta.
As informações são do Comitê Nacional de Segurança no Transporte (KNKT). O fato ocorreu em 25 de janeiro.
O relatório, divulgado no final de fevereiro, destacou que um dos pilotos não havia descansado de forma adequada na noite anterior ao voo.
O incidente causou uma série de erros na viagem. Contudo, todos os 153 passageiros e quatro comissários a bordo do Airbus A320 saíram ilesos. A viagem durou 2 horas e 35 minutos.
Momento em que o piloto e copiloto dormem
Meia hora depois da decolagem, o capitão pediu permissão para descansar ao copiloto, que assumiu o controle do avião. No entanto, o auxiliar também adormeceu, segundo o relatório.
Cerca de 28 minutos depois da última transmissão gravada, o piloto acordou. Ele percebeu que seu copiloto dormia. Na ocasião, a aeronave não seguia a trajetória de voo correta. Depois de acordar seu colega, o piloto a corrige, e responde às chamadas de rádio.
O KNKT instou a Batik Air a criar procedimentos detalhados para garantir que os pilotos e a tripulação estejam devidamente descansados antes de seus voos.