O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou nessa sexta-feira (26), que há chance de vitória do presidente Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais deste ano, já no primeiro turno. Segundo Nogueira, pesquisas internas da campanha do presidente têm mostrado que o presidente está em ascensão e que, além disso, até o feriado de 7 de Setembro, quando o país celebrará seu bicentenário, Bolsonaro vai estar na frente de Lula.
No mesmo evento, Ciro afirmou que um eventual segundo mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL) terá maioria no Congresso e focará na aprovação de reformas que podem ajudar no crescimento econômico e desenvolvimento do país.
Segundo o ministro, o futuro Congresso que será eleito em outubro terá cerca de 350 parlamentares da base aliada de Bolsonaro, enquanto a oposição terá no máximo 150. “Nosso presidente vai ter uma base política consistente de 350 a 360 deputados capazes de dar estabilidade ao governo“, disse Nogueira em evento do grupo Lide no Rio de Janeiro.
“Pelas pesquisas vamos ter um Congresso mais reformista ano que vem. Acho que isso da condições de prepararmos e fazer tudo aquilo que deixamos de fazer e gostaríamos de fazer como reforma administrativa, uma reforma tributária que é fundamental. Nós temos desafio enorme e não podemos retroceder“, acrescentou.
O governo já enviou sua proposta de reforma administrativa. A PEC 32 encontra-se estacionada na presidência da Câmara dos Deputados desde novembro de 2021 aguardando uma janela de oportunidade para ser enviada ao plenário.
O ministro disse também que, se Bolsonaro for reeleito, mandará ao Congresso projeto para dar continuidade ao Auxílio Brasil. O ministro disse que o valor de 600 reais será mantido e garantiu que há espaço fiscal para continuidade do programa de assistência.
“Temos capacidade de aprovar reformas que deem sustentação ao Auxílio Brasil. Não podemos jamais deixar as pessoas sem auxílio no próximo ano“, afirmou.