Reduzir os custos da conta de energia e combustível é um desafio constante para a população, que precisa diariamente de ambos os serviços, pensando nessas pessoas, uma pesquisa do engenheiro mecânico Alípio Fernando, sobre gerar combustível a partir de tucupi e energia solar está em andamento no Arquipélago do Marajó, no Pará, e promete mudar o cenário econômico.
O projeto está em fase de desenvolvimento em um motor, no caso um motor elétrico, que será colocado dentro de uma rabeta, um barco de pequeno porte, no qual serão utilizadas baterias como fonte de energia para o motor. De acordo com o mecânico, o projeto está praticamente montado.
De acordo com o pesquisador, no local trabalha-se com a criação de aves caipiras, livres de gaiolas, ficando soltos, e nesse processo é utilizada uma bebida com probiótipos ativos, parecido com leite fermentado (lactobacilos) que ajuda a flora intestinal. E as aves se alimentam com ração, tortas de frutas da região. Então, diminui o consumo de soja e de milho.