Pesquisa revela melhor horário para dormir e evitar doenças cardíacas; confira

O corpo tem um relógio interno de 24 horas, chamado de ritmo circadiano, que ajuda a regular o funcionamento físico e mental”, disse o co-autor do estudo, David Plans

A hora de ir para a cama pode afetar o risco de doenças cardíacas, de acordo com um estudo que apontou que a hora ideal para adormecer, mantendo a saúde do coração é entre 22h e 23h.

O estudo foi baseado em uma análise de dados de mais de 88 mil adultos acompanhados por cerca de seis anos e revelou um risco 12% maior entre aqueles que dormiram das 11 às 23:59 e um risco 25% maior de desenvolver doenças cardiovasculares entre pessoas que adormeceram à meia-noite ou mais tarde. Já dormir antes das 22h foi associado a um aumento de 24% no risco.

O relatório foi publicado na segunda-feira, 5, no European Heart Journal — Digital Health.

“O corpo tem um relógio interno de 24 horas, chamado de ritmo circadiano, que ajuda a regular o funcionamento físico e mental”, disse o co-autor do estudo, David Plans, neurocientista e psicólogo experimental que é professor sênior de neurociência organizacional no Universidade de Exeter, no Reino Unido.

“Embora não possamos concluir a causa de nosso estudo, os resultados sugerem que a hora de dormir cedo ou tarde pode ter maior probabilidade de atrapalhar o relógio biológico , com consequências adversas para a saúde cardiovascular”, explica.

Para analisar como diferentes horários de dormir podem afetar a saúde cardíaca, os neurocientistas recorreram ao UK Biobank, que mantém informações sobre mais de 500.000 voluntários com idades entre 37 e 73 anos que foram recrutados de 2006 a 2010 e forneceram informações sobre seus dados demográficos, estilos de vida e saúde. Sua saúde física também foi avaliada.

COMPARTILHAR