Estudo também analisa os impactos no coração em razão da falta de qualidade no sono
A Universidade Harvard, nos Estados Unidos, definiu o momento ideal para ir dormir. A instituição de ensino revelou que as pessoas que vão para a cama entre 22 e 23 horas descansam melhor, segundo estudo publicado em parceria com a revista científica European Heart Journal-Digital Health.
A pesquisa envolveu mais de 88 mil indivíduos, de 45 a 79 anos, cujo sono foi monitorado por uma semana. O acompanhamento se deu por dispositivos colocados nos pulsos.
Os participantes também responderam a perguntas relacionadas ao estilo de vida e a hábitos.
A partir do monitoramento, os pesquisadores de Harvard acompanharam possíveis problemas cardiovasculares e ataques cardíacos. O acompanhamento se deu durante cinco anos e meio.
Por que há horário ideal para dormir, segundo a equipe de Harvard?
A pesquisa conduzida pela equipe de Harvard afirma que quem vai se deitar entre 22 e 23 horas pode ter menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas em comparação com quem vai dormir mais cedo ou mais tarde.
De acordo com a universidade norte-americana, ficou constatado que, ao contrário dos que adormecem entre 22 e 23 horas, as pessoas que vão dormir à meia-noite podem correr até 25% mais risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
As pessoas que iniciam o sono antes da meia-noite podem correr 24% de risco de desenvolver problemas relacionados ao coração.
Os autores do estudo ainda mostraram que se deitar em horários não convencionais altera o ritmo circadiano — conhecido como relógio biológico — algo essencial para regular as funções vitais do corpo.