Nenhum veículo da grande mídia teve a curiosidade de fazer a pergunta aos governadores e prefeitos que estão há um ano preparando o sistema de saúde “para evitar o colapso”
O que foi feito dos hospitais de campanha? Excetuando a maioria da grande imprensa, esta é a pergunta que todo o cidadão anda fazendo diante da tal crise no sistema de saúde propagada por prefeitos e governadores brasileiros.
Não obstante o silêncio de grande parte da imprensa, e atendendo às indagações da maioria da população, a Procuradoria Geral da República tomou a iniciativa de enviar um ofício aos governadores questionando o súbito desaparecimento dos hospitais de campanha:
- 1. Quantos e quais hospitais de campanha foram construídos no Estado?
- 2. Quais hospitais de campanha foram construídos e não entraram em funcionamento? E, dentre os que entraram em funcionamento, informar a data de inauguração das atividades de atendimento.
- 3. Listar os hospitais de campanha que estão em funcionamento na presente data e, em relação aos desativados, informar a data da desativação e o motivo do fechamento.
- 4. Qual a destinação dada aos insumos e equipamentos que compunham a estrutura de eventuais hospitais de campanha que tenham sido desativados no Estado?