O curioso Peixe-zebra é capaz de regenerar as células do coração, indica um novo estudo publicado na Nature Genetics. Antes já era conhecida a habilidade do animal de regenerar o tecido da retina dos olhos. Agora, no entanto, foi revelado que esse mecanismo pode ser usado para um órgão vital do corpo do peixe.
O biólogo e um dos autores da pesquisa, Jan Philipp Junker, foi em busca de entender como esse pequeno peixe consegue realizar esse grande feito. Enquanto os seres humanos, quando acometidos por alguma lesão cardíaca, perdem densidade muscular na região afetada e substituem aquele tecido perdido por tecido conjuntivo (popularmente conhecido como fibrose), que tornam o coração mais fraco do que antes; o Peixe-zebra, é capaz de reconstituir 20% do tamanho de seu coração em até dois meses após a lesão cardíaca.
O que esse novo estudo sugere é que os fibroblastos (células que formam o tecido das fibroses) são os condutores do processo de regeneração do Peixe-zebra, pois produzem proteínas que atuam como sinais reparadores.